Dicas e cuidados

Confira as dicas de Comfort para deixar as roupas da sua família ainda mais limpinhas,
cheirosas e gostosas de vestir.

1. Antes da lavagem

Alguns cuidados básicos com a roupa suja antes de lavá-la.

  • - Mantenha as roupas secas e arejadas para evitar o mofo.
  • - Separe as roupas mais sujas das que estão menos sujas e as peças que soltam muitos fiapos (fraldas, moletons, toalhas de banhos) das que pegam muitos fiapos (meias, maiôs).
  • - Confira se os bolsos estão vazios, desabotoe as peças e levante as golas da camisa. Assim, você evita estragos na máquina de lavar e nas roupas.
  • - Se você tem máquina de lavar, leia atentamente o manual de instruções. Você vai aproveitar muito melhor os programas de lavagem que ela tem.
slide

2. Etiqueta

Um guia prático para entender todos os símbolos quem vêm nela.

Aquela etiqueta que vem na roupa − e que acabamos cortando para não incomodar − tem informações importantíssimas sobre os cuidados necessários na hora de lavar.

Mas nem todos nós entendemos o que são aqueles símbolos. Para ajudar, separamos os mais comuns para você conhecer:

Símbolos

slide

3. Roupas coloridas

As roupas coloridas exigem mais cuidado na hora de lavá-las.

As roupas coloridas exigem um pouco mais de atenção. Lave-as separadamente das brancas para evitar manchas. Teste a firmeza das cores dos tecidos assim: umedeça um pedaço da roupa (de preferência, a bainha) e passe o ferro aquecido sobre um tecido branco em cima da área umedecida. Se a cor da roupa ficar no tecido branco, é sinal de que a peça desbota. Confira se na etiqueta há instruções especiais de lavagem. Lembre-se que em tecidos coloridos nunca podem ser utilizados alvejantes a base de cloro.

slide

4. Dosagem

Para obter o melhor resultado do produto, não precisa exagerar na dose.

Não precisa colocar demais, nem de menos. Basta usar a dosagem indicada nas embalagens dos produtos. Ao utilizá-los corretamente, suas roupas vão ficar macias e cheirosas, além de evitar o desperdício do produto.

Para amaciantes concentrados, com apenas meia tampa (22,5 ml) você já tem a dose certa para 5 kg de roupas.

Se usar o copo americano como medida, basta 1/8 (um oitavo) de amaciante concentrado (equivalente à meia xícara de café) para 5 kg de roupas.

Amaciantes diluídos: use 2 tampas ou meio copo americano para 5 kg de roupas.

E lembre: você deve despejar o amaciante diretamente na água, no último enxágue ou no compartimento da máquina.

O amaciante nunca deve ser despejado diretamente no tecido

Dosagem Correta

slide

5. Dissolução

Use corretamente o amaciante e evite manchas indesejáveis nas roupas.

Não é necessário diluir o produto antes de usar. Despeje o amaciante na água e, depois, coloque as roupas. Outra opção é despejá-lo no compartimento da máquina de lavar. E não se esqueça de que não precisa diluir.

Não coloque o amaciante diretamente nas roupas.

Dissolução

slide

6. Molho

É uma importante etapa da lavagem, em que o detergente em pó e líquidos age na remoção de manchas e sujeiras.

O tempo ideal é de uma 1 hora, mas, para manchas difíceis, aumente o tempo em, no máximo, 2 horas.

Se você deixar a roupa muito tempo de molho, pode deixá-la com um mau cheiro que continua mesmo depois de seca. Isso acontece porque os micro-organismos presentes no ambiente começam a reagir naturalmente com a sujeira da água. Depois de 2 horas, o detergente em pó e líquidos já não tem mais efeito.

Evite também que as roupas fiquem de molho expostas ao sol.

slide

7. Lavagem

Qual é o melhor método para lavar roupa? Qual devo escolher?

Os diferentes processos de lavagem em tanque, tanquinho ou máquina de lavar não interferem no resultado da lavagem, então faça como você está acostumada (o). O importante é seguir as instruções do produto a ser utilizado e escolher o processo de lavagem que oferece melhores resultados para cada tipo de peça, avaliando-se o tecido, a cor e o nível de sujeira.

Ah, e lembre-se de retirar toda a espuma e resíduos de detergente em pó e líquidos após o enxágue. Isso evita que a roupa fique dura depois de seca.

slide

8. Manchas

Nada pior do que uma mancha indesejável. Remova-a o quanto antes!

Manchou a roupa sem querer? Lave imediatamente a peça. Quanto mais tempo a mancha fica na roupa, maior é o ataque às fibras. Assim, na hora de removê-la, o esforço pode desgastar o tecido.

slide

9. Alvejante

Como usar o alvejante corretamente? E qual escolher?

Existem 2 tipos de alvejantes: à base de cloro e à base de água oxigenada (como o Brilhante Utile).

Os que são à base de água oxigenada conservam melhor as peças, pois são mais delicados com as roupas e podem ser usados em tecidos coloridos. Além disso, são os únicos que podem ser misturados com detergente em pó e líquido.

Os alvejantes à base de cloro não devem ser usados na mesma solução com detergentes em pó com enzimas. A água sanitária deve ser usada em molho, e a peça, enxaguada bem antes do processo de lavagem.

Sempre leia as recomendações de uso do produto e as informações da etiqueta. Além disso, atente-se aos pontos:

  • - Existe na peça o símbolo Alvejante ? Ele significa que não se pode usar alvejantes na peça.
  • - Há restrições ao uso do alvejante no tipo de tecido da peça que você lavará, considerando se ela é branca ou colorida. Alvejante à base de cloro, nunca pode ser utilizado em roupas coloridas.
  • - Não use recipientes metálicos para deixar as peças de molho com alvejante. O metal reage com ele e libera resíduos que podem comprometer o resultado do produto nas peças.
  • - Na lavagem, use a dosagem recomendada de cada produto. Adicione o alvejante na água e agite para evitar a concentração do produto.
  • - Alvejante não substitui detergente em pó. Ele é indicado para a remoção de manchas e encardidos. Siga corretamente as instruções de uso do produto.
slide

10. Amaciante

Suas roupas conservadas, macias e cheirosas por mais tempo!

O amaciante é um produto que contém ingredientes que ajudam a amaciar e proteger as fibras dos tecidos. Ele deixa as roupas cheirosas e gostosas de vestir, além de facilitar na hora de passar.

Uma dica super importante! O amaciante nunca deve ser despejado nas roupas, adicioná-lo diretamente na água para não mancha-las. Não é necessário diluir.

Siga corretamente a dosagem indicada para obter os melhores resultados.

slide

11. Secando as roupas

Veja aqui como secar as roupas corretamente, evitando desbotamento, bolor e mau cheiro.

  • - Procure secar as roupas à sombra. O sol pode descolori-las.
  • - As peças precisam secar em lugares com muita ventilação, seja ao ar livre ou na área de serviço. Sem ventilação, a umidade fará com que a roupa demore mais para secar, podendo provocar bolor e consequentemente, mau cheiro.
slide

12. Na hora de passar

Ferro muito quente pode danificar tecidos. Por isso, atenção!

  • - Certifique-se de que não há resíduos nos ferro antes de começar a passar as roupas.
  • - Separe as roupas de acordo com as instruções de temperatura da etiqueta e comece a passar com o ferro na temperatura mais baixa. Lembre-se de que, ao reduzir a temperatura do ferro, é necessário aguardar alguns minutos antes de encostá-lo no tecido.
  • - Se usar um facilitador de passar, aplique a 20 cm de distância e não molhe demais o tecido. Isso evita o aparecimento de manchas.

Para melhores resultados, utilize Passe Comfort na hora de passar suas roupas. Passe Comfort é o único facilitador para passar roupas que possui a qualidade e a confiança de Comfort. As roupas da família ficam bem passadas e perfumadas por muito mais tempo. Experimente!

slide