Guia de fragrâncias para descobrir seu novo perfume favorito

Você provavelmente já tem um perfume favorito. Mas o que fazer quando chega a hora de encontrar um novo? Procurar um novo perfume pode ser divertido, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar você a descobrir novas fragrâncias, desenvolvemos este guia com David Beilvert. Ele é um dos especialistas em perfumaria que trabalhou em conjunto com Comfort para criar a nova linha de Comfort Perfumes Deluxe, resultando em amaciantes que envolvem suas roupas em fragrâncias de luxo. Use este guia para descobrir como os perfumes são criados, conhecer os tipos de fragrâncias, saber como desfrutar das diferentes notas de perfumes e também dos novos Comfort Perfumes Deluxe.

Para encontrar um perfume que você vai amar, você precisa começar descobrindo qual é a "família da fragrância" do seu perfume favorito. Com esta informação, fica fácil encontrar o seu próximo perfume favorito. É o sonho de qualquer amante de perfumes.

Classificação de perfumes por família: quatro tipos de fragrâncias diferentes. Todas as fragrâncias do mundo podem ser identificadas como parte de uma dessas quatro famílias: floral, oriental, amadeirado ou fresco. Perfumistas usam as famílias para classificar as fragrâncias, misturando essências de uma mesma família ou de famílias distintas para criar o perfume perfeito. Como David explica: "Não há limites. Podemos experimentar e misturar muitas fragrâncias diferentes; tudo vai depender da habilidade dos criativos em decidir a combinação ideal, baseada na história que desejam contar com aquele perfume." As fragrâncias de um perfume são a primeira coisa que chama a nossa atenção, como a doçura dos florais, ou as especiarias dos orientais. Então, vamos conhecer os perfumes que compõem as quatro famílias de fragrâncias.

As Quatro Famílias de Fragrâncias

  • Perfumes Frescos

    Perfumes frescos são cítricos, contendo notas aromáticas como a lavanda e notas frutadas como pêssegos e peras. Estas fragrâncias são leves e claras, por isso, geralmente são as primeiras notas que você sente em um perfume.

  • Perfumes Florais

    A família floral é composta de essências florais, incluindo rosa, jasmim, violeta, lilás e Iris (também conhecida como flor de lis). As essências florais são tradicionalmente usadas em perfumes femininos.

  • Perfumes Orientais

    Esta família usa fragrâncias picantes, como âmbar, tabaco, baunilha e florais opulentos. Conhecidos por sua intensidade, os perfumes orientais adicionam um sabor exótico às fragrâncias.

  • Perfumes Amadeirados

    Perfumes amadeirados incluem patchouli, Vetiver (também conhecida como grama-cheirosa), sândalo e cedro. Perfumes amadeirados e orientais são compostos de fragrâncias ricas e quentes, e são muitas vezes combinados. Tradicionalmente masculinos, podem ser misturados com fragrâncias mais leves para dar aos perfumes um tom mais unissex.

A roda das fragrâncias mostra os diferentes cheiros presentes em cada uma das famílias de fragrâncias. Você pode usá-la para encontrar novas fragrâncias, com base nas fragrâncias que você já gosta de usar.

Como descobrir uma nova fragrância

Após identificar as fragrâncias que você mais gosta, chegou a hora de experimentar diferentes perfumes para encontrar um que seja perfeito para você. Quando os especialistas em perfumaria experimentam novas fragrâncias eles não costumam ter pressa; desfrutam da gama completa de fragrâncias que cada perfume oferece. Isto porque os perfumes são criados usando notas de saída, coração e fundo. As notas de um perfume são combinadas para criar uma fragrância da mesma forma que você mistura várias cores para pintar um quadro, ou usa diferentes notas musicais para cantar uma música.

Três etapas diferentes acontecem quando você usa um perfume. Por isso, ao experimentar um perfume pela primeira vez, verifique o seu cheiro de tempos em tempos. Você vai perceber como ele muda com o passar das horas, e isso ajuda muito na hora de fazer a sua escolha. É como conhecer alguém: você pode até gostar de um perfume de cara, mas amor mesmo você só vai sentir depois de terem passado mais tempo juntos. A escala de notas de um perfume funciona assim:

Notas de saída

É a fragrância que você nota imediatamente ao aplicar um perfume. Também conhecidas como notas de cabeça ou de abertura, estas são as notas mais leves e desaparecem após alguns minutos. A nota de saída é a sua primeira impressão do perfume: você instantaneamente sabe quando se apaixona ou não.

Principais notas de saída: fragrâncias cítricas como limão, lima, tangerina e bergamota; frutas leves, como toranja (também conhecida pelo seu nome em inglês “grapefruit”, resultado do cruzamento entre o pomelo e a laranja) e bagas (conhecida em inglês como “berries”, são as frutas vermelhas); ervas como sálvia, manjericão e hortelã-pimenta (conhecida popularmente como hortelã apenas).

Notas de coração

Também conhecidas como notas de corpo, as notas de coração aparecem quando as notas de cabeça evaporam. Elas duram mais do que as notas de cabeça (muitas vezes algumas horas) e compõem a essência do perfume.

As notas de coração são geralmente essências florais ou especiarias mais leves - suaves e bem-arredondadas, e devem ser suavemente transportadas para a nota base.

Principais notas de coração: especiarias como cardamomo e noz-moscada; florais como gerânio, rosa e flor de laranjeira. "Notas de cabeça e de coração são exatamente aquele cheiro que você sente saindo de uma garrafa [de amaciante]", David explica. "Elas dão este efeito de perfumador de ambiente."

Notas de Fundo

Notas de fundo ou de base permanecem ativas por muito tempo após as notas de cabeça e de coração terem desaparecido. Ricas e profundas, as notas de fundo demoram algum tempo para aparecer após a aplicação, mas permanecem fortemente presentes com o secar do perfume. A nota de base deixa uma impressão duradoura do perfume: neste momento, você vai saber se é realmente amor. "Em amaciantes, notas [fundo] são cruciais, porque estes são os ingredientes que irão proporcionar a longevidade do perfume no tecido [que permanecerá por vários dias ou semanas]...", afirma David. "São elas que fazem com que o perfume escolhido dure até a próxima lavagem".

Principais notas de fundo: baunilha, âmbar, patchouli, sândalo, madeira de cedro, vetiver e erva-almiscareira.


Você vai sentir todas as três notas em sua roupa quando usar um amaciante:

  • Notas de cabeça: liberadas quando você tira suas roupas da máquina de lavar roupa
  • Notas de coração: quando você está secando suas roupas
  • Notas de fundo: quando estiver vestindo suas roupas

Comfort Perfumes Deluxe – inspirados nas Tendências de Fragrâncias Francesas

Procurando um novo perfume? A linha de Comfort Perfumes Deluxe foi inspirada nas melhores fragrâncias do mundo. Ela foi criada por perfumistas experientes após uma apaixonada pesquisa sobre as últimas tendências em perfume.

Agora que você já sabe como escolher o perfume ideal, estamos curiosos: qual você vai experimentar primeiro? Será que você vai adorar as notas frescas e cítricas da fragrância aromática de Charm,  ou Romance, com o seu bouquet floral e seu mix de notas frutadas? Pode ser que as notas orientais de Glamour façam você se sentir muito especial, ou talvez a assinatura chique e radiante de Energy seja perfeita para você. Seja qual for o seu favorito, delicie-se com uma experiência de perfume duradoura. Um novo perfume, como a linha de Perfumes Comfort Deluxe, é um presente do qual você nunca vai se arrepender.

TOP