Como fazer o bebê dormir a noite toda

Uma das preocupações mais comuns de pais de primeira viagem é o padrão de sono do bebê. Os bebês não dormem a noite toda: muitos acordam em intervalos de poucas horas. Mas existem métodos que você pode usar para ajudar seu bebê a dormir melhor para que todo mundo acorde feliz de manhã.

Quando os bebês dormem a noite toda?

Os bebês acordam durante a noite por diversos motivos. Os padrões de sono variam de bebê para bebê: alguns conseguem dormir por horas a fio; já outros, precisam de mais atenção.

É natural, tanto para bebês quanto para adultos, acordar durante a noite. Acordamos, em média, 4 ou 5 vezes. Adultos voltam a dormir muito rapidamente, mas os bebês têm mais dificuldade para adormecer de novo.

Por volta dos 6 meses, os bebês começam a dormir por períodos mais longos, mas lembre-se de que cada um tem seu próprio padrão de sono. Por isso, não fique desanimado se os bebês de outras pessoas estiverem dormindo a noite inteira antes do seu: ele também vai chegar lá.

De quantas horas de sono seu bebê precisa?

Conforme seu bebê cresce, ele precisará dormir menos. Um recém-nascido dorme muito, mas em parcelas. Lembre-se do clássico conselho: durma quando o bebê dormir. Você precisa descansar o máximo possível durante os primeiros meses.

Confira a seguir as horas médias de sono recomendadas para o seu filho conforme a idade:

Recém-nascido:

  • Durante o dia: 8 horas
  • Durante a noite: 8 horas e meia  

Um mês:

  • Durante o dia: 6 a 7 horas
  • Durante a noite: 8 a 9 horas

Três meses:

  • Durante o dia: 4 a 5 horas
  • Durante a noite: 10 a 11 horas

Seis meses:

  • Durante o dia: 3 horas
  • Durante a noite: 11 horas

De nove a doze meses: 

  • Durante o dia: 2 horas e meia
  • Durante a noite: 11 horas

Lembre-se de que as horas acima são apenas médias e devem ser usadas apenas como um guia, pois cada bebê é diferente.

Dicas para ajudar o bebê a dormir melhor

Se o seu bebê não está dormindo bem, não se preocupe. Muitos bebês passam por períodos nos quais têm dificuldade para dormir. Há muitas maneiras de ajudar o seu pequeno a adormecer:

  • Deixe seu bebê tirar uma soneca.

Tirar uma soneca é muito importante para os bebês, especialmente recém-nascidos. Tente fazer seu bebê cochilar a cada duas horas. Quando ele está cansado demais, pode ter dificuldade para dormir à noite.

  • Use música para ajudar seu bebê a dormir.
  • Canções de ninar vêm sendo usadas há séculos para acalmar bebês e fazê-los dormir. Em geral, a voz da mãe cantando é confortante e ajuda a criança a dormir. Cantar no quarto do bebê à noite pode ajudá-lo a entender que é hora de dormir, e não de brincar.
  • Ensine a diferença entre dia e noite.

Durante o dia, deixe sua casa bem iluminada. Preencha o dia do seu bebê com sons da casa e brincadeiras divertidas. Quando fora a hora da soneca, mantenha as persianas abertas. Ao acordar, ele vai saber que é hora de levantar.

À noite, certifique-se de que sua casa esteja escura, calma e silenciosa. Logo depois do nascimento, os bebês não sabem realmente a diferença entre o dia e a noite. Isso é compreensível, considerando-se que estavam dormindo em um útero escuro por 9 meses. No entanto, depois de algumas semanas, eles começam a entender que, quando está escuro, é hora de dormir. Se os bebês aprenderem a diferença entre o dia e a noite cedo, então conseguem se adaptar.

  • Preste atenção aos sinais de que seu bebê precisa de uma soneca.

O bebê pode ainda não conseguir se comunicar totalmente, mas é possível entendê-lo mesmo assim. Se o seu filho está puxando as orelhas, fechando os punhos, fazendo movimentos bruscos ou chupando os dedos, é grande a probabilidade de estar pronto para tirar uma soneca.

Bons hábitos ajudam seu bebê a dormir

Todos nós temos maus hábitos e isso não é motivo de vergonha. Durante esses meses de privação de sono será difícil evitá-los, mas quando você está ensinando seu bebê a dormir, é importante deixar esses maus hábitos de lado e criar uma rotina que funcione para vocês dois. Comece lavando a roupa de cama do seu bebê com Comfort Puro Cuidado para proteger a sua pele sensível.

Lembre-se de que bebês são diferentes e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Confira a seguir algumas ideias.

  • O bebê precisa dormir na própria cama.

Seja em um berço ou moisés, o bebê precisa saber que, quando está lá, é hora de dormir. Tente não deixar o bebê dormir no carrinho ou na cadeira de alimentação. Ele precisa saber o quanto antes o lugar certo para dormir.

  • Deixe o bebê chorar.

Isso é muito difícil de fazer, e com razão, mas pode ajudar seu bebê a dormir melhor. Aos 6 meses, quando o bebê chorar, tente deixá-lo por alguns minutos para ver se ele se acalma sozinho. Muitas vezes, os bebês lembram que, se chorarem, os pais virão brincar com eles. Seu bebê pode dormir melhor se conseguir parar de chorar por conta própria.

No entanto, esse método não funciona para todo mundo e algumas pessoas acreditam que isso poderia fazer os bebês serem mais dependentes e menos confiantes.

Se o método “deixar chorar até cansar” não é para você, tente usar esta rotina:

  • Coloque o bebê para dormir quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Isso vai ajudá-lo a adormecer por conta própria, sem precisar ser embalado.
  • Espere para ir ver se ele se mexeu. Nem sempre os bebês estão chorando: às vezes eles fazem sons enquanto dormem que terminam em poucos minutos. Se o bebê chorar por alguns minutos, vá vê-lo.
  • Permaneça calmo e quieto se o bebê acordar durante a noite. Mantenha as luzes fracas e não brinque com ele, nem deixe que se acorde totalmente.

Tenha um tempo só para você

Lembre-se: quando seu bebê acorda à noite, você também acorda. Essa é uma época muito cansativa e é preciso cuidar de você mesmo. Se os avós, amigos ou irmãos oferecerem ajuda, aceite. Você vai descobrir que apenas duas horas de sono ininterrupto, um banho longo ou uma simples caminhada não têm preço.

TOP