Como enrolar o bebê na manta

Seja a hora da soneca ou de dormir, seu pequeno quer se sentir o mais confortável e aconchegado possível. Enrolar o bebê, fazendo um “charutinho”, é uma das melhores maneiras de conseguir isso.

Enrolar uma manta firmemente em torno de seu bebê é uma técnica simples que o acalma, faz com que se sinta seguro e o ajuda a dormir sem sobressaltos.

Bebês recém-nascidos estão acostumados ao conforto e aconchego do útero materno, e ser embrulhado faz com que se lembrem daquela época. Mamães e papais conhecem os benefícios de enrolar o bebê na manta desde o Paleolítico.

Como enrolar o bebê

Você pode usar uma musselina para enrolar o bebê se o objetivo for apenas mantê-lo confortável e ajudá-lo a dormir. Se você deseja enrolar o bebê para mantê-lo aquecido, use um cueiro mais grosso. Mas cuide para não aquecer o bebê demais.

Verifique na etiqueta do cueiro se você pode lavá-lo com Comfort Puro Cuidado. A fórmula exclusiva de Comfort foi especialmente desenvolvida para peles sensíveis e ajuda a manter as roupas macias e com as fibras alinhadas.

Dobrando a manta

  • Estenda um cueiro macio em uma superfície plana na forma de um losango.
  • Dobre a ponta de cima.
  • Deite o bebê de costas, com o pescoço na altura da linha formada pela ponta dobrada.

Enrolando o lado direito do seu bebê

  • Segure gentilmente o braço direito do bebê esticado junto ao corpo dele.
  • Puxe a ponta esquerda da manta, cobrindo o braço direito e o restante do corpo, e prenda-a embaixo dele.
  • Role o bebê gentilmente para o seu lado esquerdo para arrumar qualquer sobra de manta embaixo dele.

Enrole com firmeza, mas certifique-se de que o bebê ainda consegue movimentar o quadril. Se você embalar o bebê muito firmemente ele não conseguirá mover as pernas, podendo sofrer uma displasia do quadril.

Enrolando o lado esquerdo do bebê 

  • Segure gentilmente o braço esquerdo do bebê para baixo.
  • Puxe a parte inferior da manta, cobrindo o ombro esquerdo do bebê.
  • Se ainda houver tecido sobrando, prenda-o em torno do braço esquerdo.

Finalizando

  • Puxe a ponta direita solta com firmeza e traga para a frente.
  • Role-o suavemente para o seu lado direito para que você possa enrolar a ponta nas costas dele.

Embrulhe com cuidado 

Ainda que a prática de enrolar o bebê seja usada há milhares de anos, não significa que não possa haver perigos e complicações.

O bebê precisa estar deitado de costas enquanto estiver sendo enrolado. Mantenha cobertas, protetores de berço ou brinquedos longe do berço ou moisés.

Quando o bebê estiver enrolado, fique de olho nele. Você vai precisar ajudá-lo se a manta se soltar e cobrir o rosto, ou se ele tentar rolar e ficar de barriga para baixo. Em geral, os bebês começam a fazer isso a partir dos dois meses, que é provavelmente o melhor momento para parar de enrolá-los.

Os benefícios de enrolar o bebê

Enrolar o bebê na manta tem muitos benefícios, desde que feito com segurança. Isso pode ajudar os bebês a dormir por mais tempo sem interrupções e lembrá-los do aconchego e conforto do útero. Como o bebê é mantido firmemente enrolado pelo cueiro, isso evita o "reflexo de Moro", quando ele acorda de repente por causa de um barulho alto ou enquanto é colocado no berço.

 

Manter seu bebê aconchegado e embrulhado pode ajudá-lo a dormir melhor e se sentir mais seguro.

TOP