Shantala: como fazer massagem em bebê

Criar um vínculo com o bebê não só é importante, como também possibilita uma das melhores sensações que se pode ter. Nada pode ser maior que o sentimento de amor e proteção pelo seu filho. A Shantala é uma maneira incrível de criar um vínculo, uma conexão com ele.

Acaricie o corpo do bebê suavemente, criando uma sensação suave e ritmada que move delicadamente os pés e as mãos dele.

A massagem para bebê o ajuda (e você também) a relaxar, liberando no cérebro substâncias químicas ligadas ao bem-estar, além de ajudá-lo a ganhar peso.

Para começar a Shantala, o quarto deve estar aquecido e silencioso para que você e o bebê possam relaxar. Você pode colocar uma música relaxante de fundo, mas em um volume baixo o suficiente para que o bebê possa ouvir sua voz. Ele deve estar confortável e calmo. O melhor momento para fazer uma massagem no bebê é quando ele está alerta e no intervalo entre as mamadas.

A massagem em bebês está se tornando cada vez mais popular, mas ela já existe há muito tempo: existem registros de pais fazendo massagem em seus filhos na Índia e na China há séculos.

Seu bebê pode começar a receber massagem assim que vier parar casa. No entanto, é melhor esperar algumas semanas antes de usar óleos ou loções: bebês muito novos têm uma pele sensível que pode ressecar, e óleos podem piorar a situação.

Como fazer massagem para bebê

Massageando as pernas

  • Coloque suas mãos na coxa do bebê e desça até o pé.
  • Aperte a pele dele suavemente enquanto faz isso.

Massageando os pés

  • Gire os pés dele suavemente em todas as direções algumas vezes e acaricie a parte superior dos dedos até o tornozelo.
  • Nas solas dos pés, trace pequenos círculos com seus dedos.
  • Com o polegar e o indicador, puxe os dedos muito suavemente do início ao fim.

Massageando o pescoço

  • Acaricie da testa do bebê até a nuca. A cabeça do seu bebê é muito delicada, por isso, tenha muito cuidado.

Massageando as costas

  • Passe delicadamente a ponta dos seus dedos do pescoço até o quadril do bebê, nas laterais das costas, mantendo distância da coluna vertebral.

Massageando o peito

  • Junte suas mãos palma a palma sobre o coração do bebê. Começando pelos dedos mínimos, abra as mãos. Estenda-as suavemente sobre o peito do bebê. Repita várias vezes.
  • Estenda uma mão na parte superior do peito do bebê e acaricie até as coxas. Repita várias vezes, alternando as mãos.

Massageando os braços

  • Com a ponta dos dedos, acaricie suavemente os braços do bebê, começando pelos ombros e indo até os punhos.

Massageando as mãos

  • Usando seus polegares, trace pequenos círculos nas mãos do bebê.

Dicas para massagem em bebês 

Durante a massagem, o bebê pode estar com ou sem fralda. Se você achar melhor deixá-lo de fralda, afrouxe-a para massagear as costas.

Converse com o bebê durante a massagem, pois isso ajuda a criar um vínculo e facilita a conexão entre vocês. Ele começará a reconhecer o som da sua voz, juntamente com a música, e associar ambos à massagem.

Mantenha a pele do bebê macia 

Antes de começar a massagem, coloque o seu pequeno sobre uma toalha limpa. Lavar a toalha com Comfort Puro Cuidado faz com que ela permaneça macia para a pele delicada do bebê.

Tenha uma fralda limpa e uma muda de roupas à mão para que você possa vesti-lo rapidamente, mantendo-o aquecido e confortável.

Ao massagear o bebê, você pode usar um óleo natural. quando ele for maior. Isso pode facilitar a massagem, além de ser benéfico para a pele. Evite óleos à base de frutas oleaginosas (refinados e não refinados), pois podem causar uma reação se o seu filho for alérgico.

Mais benefícios da massagem em bebês 

 

Massagear o bebê proporciona um momento especial para a criação de um vínculo. Durante a massagem, vocês podem aprender mais um sobre o outro. Então, aproveite esse momento ao máximo com seu bebê: converse com ele e fique próximo dele.

TOP