Criando um vínculo mãe-bebê, pele a pele

O vínculo é uma ligação indestrutível entre você e o bebê. Ele faz com que você queira fazer tudo pelo seu filho, incluindo levantar cinco vezes durante a noite para alimentá-lo. O vínculo acontece naturalmente: alguns pais sentem essa ligação logo que o bebê nasce, enquanto outros levam um pouco mais de tempo.

Dar à luz é um momento exaustivo e emocional. É normal levar alguns dias ou mais para sentir essa ligação. Seu bebê não vai sofrer, contanto que ele continue recebendo cuidados e carinho.

Outros benefícios do contato pele a pele 

Assim que for possível, segure o bebê em seu peito, pele com pele. Segurar o seu bebê sobre sua pele o ajuda a se adaptar a novas temperaturas, visto que tem a mesma temperatura do útero. Além disso, o contato pele a pele tem muitos outros benefícios.

Auxilia no desenvolvimento mental

Essa relação pele com pele pode ajudar na frequência cardíaca e oxigenação do bebê, além de fazê-lo dormir melhor. Quando o bebê é colocado no peito dos pais antes de ir para incubadora, o contato pele a pele na primeira hora pode auxiliar no desenvolvimento do cérebro em bebês prematuros.

Facilita a amamentação

Ao colocar o bebê sobre seu peito, o contato pele a pele com o recém-nascido o ajuda a começar a mamar. Seu olfato aguçado faz com que consiga encontrar o mamilo e comece a se alimentar.

Diminui o stress

O vínculo pele com pele libera um hormônio que faz seu bebê se sentir calmo e seguro. Dez minutos de contato pele a pele podem fazer seu bebê se sentir mais tranquilo. Quanto menos estressado e mais relaxado o bebê estiver, mais fácil é fazê-lo adormecer.

Criação de vínculo com o pai

O contato pele a pele e o vínculo não são só para as mães: os pais também podem sentir essa ligação maravilhosa.

Os pais podem criar um vínculo:

Carregando o bebê em um sling

Bebês amam ser carregados pelos pais, e slings são perfeitos para esse propósito. Isso significa estar constantemente frente a frente com seu bebê e poder conversar com ele enquanto ele observa o mundo ao redor. Os slings também deixam as mãos livres para que você possa realizar tarefas do dia a dia.

Participando das alimentações noturnas

Muitos pais e mães ouvem falar dos temíveis turnos da noite, mas esses podem ser os momentos mais tranquilos para criar um vínculo. Não queira perder um momento realmente especial entre você e seu pequeno: lave a manta do seu bebê com Comfort Puro Cuidado para garantir que ele fique aconchegado e confortável enquanto vocês não estão juntos. Lembre-se apenas de verificar antes as instruções de lavagem na etiqueta.

Conversando com o bebê

Criar um vínculo com o bebê significa conseguir se comunicar com ele. Conversar com o seu pequeno desde cedo o ajudará a falar e a criar um vínculo com você. Assim que vier com o seu bebê para casa, converse com ele sobre o que está acontecendo no ambiente, leia histórias e aponte para coisas que você vê.

 

Qualquer momento com seu bebê é um momento especial para criar um vínculo, seja durante a alimentação, a troca de roupas, as brincadeiras ou caminhando para fazer compras. Aproveitem esses momentos para se conhecerem melhor e, logo o sentimento de vínculo terá sido criado.

TOP