Como lavar roupas de cama e banho

Não tem sensação melhor do que tomar um banho relaxante e se enxugar com uma toalha macia e fofinha. Ou então deitar na cama para ler um bom livro e encontrar lençóis frescos e levemente perfumados. Todo mundo simplesmente adora, não é verdade? 

Mas como deixar as toalhas macias e felpudas? E como fazer aquele cheirinho gostoso de amaciante durar até a próxima troca de lençóis? É simples. Este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre como lavar toalhas de banho e roupa de cama. Saiba mais a seguir!  


Como lavar toalhas de banho e lencóis: 7 conselhos de especialistas


Por trás de toalhas macias e lençóis sempre com cheiro de recém-lavados existem alguns segredos. E aqui estão todos eles! Siga estes sete conselhos de como lavar toalhas de banho para ficarem macias e cheirosas e veja quais cuidados tomar com a lavagem da sua roupa de cama. Confira:

1. Lave toalhas, lençóis e fronhas separadamente. Do mesmo modo, para evitar o perigo de transferência de cor e manchas, nunca mistura as peças brancas com as coloridas ao lavar roupas de cama ou banho.
2. Não sobrecarregue a sua máquina de lavar. Se você colocar toalhas ou lençóis demais, não haverá espaço suficiente para enxaguar bem as peças e remover toda a sujeira e sabão. 
3. Lave com água à temperatura ambiente. Evite água quente, pois temperaturas muito altas podem danificar alguns tecidos.
4. Use somente a dose recomendada de amaciante e sabão. Siga à risca a quantidade sugerida na embalagem. Usar produto demais faz com que ele se acumule nos tecidos, tornando-os rígidos e ásperos, pois não será enxaguado adequadamente. E atenção com as versões concentradas, elas requerem uma menor quantidade!
5. Opte por um bom amaciante. Engana-se quem pensa que não se deve lavar toalhas com amaciante. Quando se lava roupa na máquina, as fibras dos tecidos se contorcem, ficando emaranhadas. O amaciante as realinha, deixando o tecido mais macio. Por isso, se quer toalhas macias, use um bom amaciante. Ideal para roupas de cama e banho, e com fragrância suave de lavanda, o novo Comfort Puro Relax tem cápsulas de perfume que deixam seus lençóis e toalhas com sensação de limpos por muito mais tempo. Basta ½ tampinha para uma máquina cheia de 5kg.
6. Nunca use produtos à base de cloro para remover manchas. Evite utilizar água sanitária e alvejantes com cloro para limpar suas toalhas e lençóis, pois eles podem destruir as fibras dos tecidos. Prefira um produto tira manchas sem cloro. 
7. Seque em um local bem ventilado e à sombra. Remova sempre as toalhas e lençóis da máquina assim que o ciclo terminar para evitar mofo e mau cheiro. E seque de preferência ao ar livre, se tiver espaço, mas não diretamente sob o sol. 


Dúvidas frequentes sobre como lavar roupa de cama e banho

  • Como lavar toalhas de banho novas? É sempre uma boa ideia lavar toalhas novas antes de usá-las pela primeira vez. E você não precisa fazer nada de especial, basta lavá-las normalmente. Se você está se perguntando como amaciar toalhas de banho novas, saiba que é só seguir os passos acima.
  • E o que fazer com toalhas de banho velhas? As toalhas podem ficar duras porque vão acumulando resíduos da lavagem, por isso é importante que se utilize a quantidade recomendada dos produtos. E para que suas toalhas fiquem macias, recomenda-se a utilização de amaciante em todas as lavagens.
  • Como evitar mau cheiro em toalhas e lençóis? Depois de tomar banho estenda imediatamente a toalha para secar. Nunca deixe ela embolada e úmida. Esse é um prato cheio para germes e bactérias. Da mesma maneira, ao se levantar, é importante deixar os lençóis e cobertas arejar por pelo menos uma hora antes de arrumar a cama.

E isso é tudo que você precisa saber sobre como lavar toalhas de banho e lençóis! Com os conselhos acima e Comfort Puro Relax você tem as suas roupas de cama e banho delicadamente perfumadas até a próxima troca e sempre macias. 

Para mais dicas de lavanderia, visite nossa seção de cuidados com as roupas.
TOP