Como lavar calça jeans e conservar suas cores originais

Jeans são provavelmente uma das peças estrela do seu guarda-roupa, mas nem por isso são a roupa a quem você dá mais atenção. Confortáveis, duráveis e versáteis, os seus jeans podem também ser sinônimo de vivacidade e cor. Como? Há várias formas de lavar calça jeans que ajudam a conservar as cores e a evitar o desbotamento, mantendo as peças com aspecto de novas por mais tempo.  

Este guia irá responder todas as suas perguntas relacionadas a essa peça: como lavar calça jeans escura e evitar que a tinta saia, como lidar com jeans muito sujos, como lavar jeans na mão e na máquina e ainda manter suas cores originais lavagem após lavagem. Um dos segredos? Usar um amaciante de qualidade como o Comfort em suas peças de denim!

Como lavar calça jeans corretamente



Como elas são resistentes, você pode optar por lavar sua companheira de batidas de pernas tanto na máquina como no tanque, mas alguns cuidados devem ser tomados em ambos os casos:

●    Utilize um sabão indicado para roupas coloridas, ou seja, que não tenha entre os seus componentes alvejantes ou outros branqueadores.
●    Aposte em um amaciante que se importe com a manutenção dos seus jeans como o Comfort Intense Energy. Com ele você consegue manter seu par preferido por mais tempo, já que sua solução conserva as cores e protege as fibras do tecido. Vale lembrar que deve seguir as instruções de dosagem da embalagem.
●    A água deve estar sempre fria ou no máximo morna, nunca quente.

Como lavar calça jeans na mão



Lavar calça jeans evita a deterioração da peça, pois elimina o atrito da máquina, seja com outras peças ou pelo contato com zíperes e outros detalhes que podem danificar o tecido. Para isso:

1.    Encha uma bacia grande com água.
2.    Misture sabão e o Comfort conforme orientado na embalagem.
3.    Mergulhe o jeans evitando ao máximo amassá-lo.
4.    Deixe de molho por 45 minutos.
5.    Enxágue.
6.    Pendure para secar no varal, pois a secadora pode causar perda da cor e encolhimento.

Como lavar calça jeans na máquina



Utilize um ciclo mais leve, escolhendo a opção de programa para roupas delicadas. Por mais resistentes que pareçam, fazer isso diminui o desgaste da peça e ainda é uma estratégia de como lavar jeans sem desbotar, pois colabora na manutenção das cores e do caimento. Outras dicas essenciais para a lavagem dos jeans na máquina de lavar:

•    Sempre vire as calças do avesso antes de colocá-las na lavadora.
•    Sobrecarregar a máquina só faz com que os jeans saiam amassados e mal lavados, por isso calcule o peso das peças, seguindo as instruções da sua máquina de lavar.
•    Use a quantidade certa de amaciante para diminuir o atrito entre as roupas.
•    Escolha um ciclo de centrifugação curta.

Como lavar calça jeans encardida



Se sua calça estiver muito suja, com resíduos sólidos por exemplo, utilize uma escovinha de cerdas macias para retirar o excesso e depois faça uma pré-lavagem na peça.

Como lavar calça jeans que solta tinta



Isso é sinal de que o corante das fibras não está bem fixado ao tecido, causando peças desbotadas ou aquele inconveniente de acabar com outras manchadas. A melhor coisa a fazer é lavar a calça separadamente e adicionar sal à lavagem, pois ele impedirá que a tinta saia na água.

Como lavar calça jeans preta



Geralmente jeans escuros são os primeiros a perder sua cor, para isso veja algumas dicas de como lavar jeans sem desbotar:

●    Sempre lave as peças do avesso, em água fria e nunca as deixe de molho por mais de 30 minutos.
●    Seque à sombra, pois o sol acelera o desbotamento.
●    Não coloque mais que 5 pares na máquina.
●    Evite lavá-los com muita frequência, a calça pode ser usada mais de uma vez sem problemas.
●    Leia as instruções de lavagem das etiquetas.

Agora que sabe como lavar calça jeans de forma adequada tome os devidos cuidados e use os produtos certos para conservar as suas por mais tempo.

TOP