Skip to content
homem de barba usando chapeu e óculos

As roupas têm poder. Aproveite o melhor de suas roupas!

A psicologia das roupas é complexa e fascinante ao mesmo tempo, englobando diferentes questões como a decisão pela escolha das cores que combinam e o impacto da relação roupa e personalidade.

Mas o que é este impacto? Como a psicologia do vestir funciona de verdade? Deixe-nos desmistificar o poder da psicologia das roupas para você.

 

Vestindo-se para si mesma

Você se veste para si ou para os outros? Seja qual for a resposta, você pode se surpreender ao descobrir que a forma como você se veste tem muito mais impacto sobre você do que nas pessoas ao seu redor.

Uma pesquisa realizada pela professora Karen J Pine, a pedido de Comfort, entrevistou 12 mil pessoas e analisou fatores como a relação da moda e personalidade. Ela descobriu que a maioria das pessoas se veste para si mesmas: 61% dos entrevistados respondeu que se vestir-se bem faz com que se sintam mais confiantes, enquanto 38% observaram que se vestir bem pode fazê-los se sentir mais atraentes.

 

Estudos sobre psicologia e roupas

A importância da psicologia do vestir é conhecida há muito tempo. Um estudo comparou o desempenho de pessoas que realizaram um teste de matemática; uma parte delas vestia um suéter e o outro grupo usava apenas roupas de banho. O grupo de suéter alcançou, consistentemente, resultados mais expressivos[1]. Da mesma forma, outro estudo realizado em 2012 descobriu que pessoas se saem melhor nos testes de agilidade mental quando estão vestindo um jaleco branco como o dos médicos[2]. Estranho, mas verdadeiro.

O que nós vestimos pode mudar a maneira como pensamos e nos sentimos – e isso pode influenciar em nosso comportamento e até mesmo em nossa produtividade!

 

Roupas e psicologia: um guia de como se vestir

Então, como você pode aproveitar a psicologia das roupas para se sentir bem no dia-a-dia? Confira aqui algumas dicas e sugestões:

  1. Sempre use o que VOCÊ quer usar! Não se preocupe com as outras pessoas. A moda é sobre se expressar através do vestuário, ou seja, sobre você, e não sobre a opinião que as outras pessoas possam ter sobre você. Quer vestir roupas coloridas todos os dias do inverno? Vá em frente!
  2. Uma vez que você compreende a importância da roupa sobre a personalidade, você também terá um incentivo a mais para cuidar de suas roupas. Elas são ferramentas poderosas e merecem ser tratadas com amor. Sempre use os produtos de cuidados para roupas de Comfort, que penetram entre as fibras do tecido tratando-as com suavidade e eficiência.
  3. Certifique-se de sempre ter uma boa variedade de roupas à disposição. Seu humor pode mudar vez ou outra, então é importante ter diferentes alternativas que vão ajudar a expressar exatamente como você quer se sentir.

Estas são as nossas principais dicas sobre a psicologia das roupas e sobre como se expressar pela moda. E lembre-se: aproveite o poder das roupas para se sentir ótima!

[1]Comfort white paper, ‘Long Live Clothes’

[2]Comfort white paper, ‘Long Live Clothes’